domingo, 18 de dezembro de 2011


Como Ser Ajudado

            Imagine essa situação. Alguém chega no guichê da rodoviária e o atendente pergunta para onde é a passagem e recebe como resposta um não sei.  A situação parece absurda, mas é o que acontece na vida de muitos. Muitas pessoas não podem ser ajudadas por dois motivos, não pedem ajuda e, principalmente, não sabem o que querem.
            Se você não sabe o que quer nem você mesmo pode se ajudar. Uma ajuda é sempre para mudar uma situação, se a pessoa não sabe que situação nova gostaria para sua vida, como poderá pensar em ajuda.
            Quer ser ajudado o primeiro passo é saber o que quer. Depois disso é necessário declarar ao mundo que quer ser ajudado. Quando a ajuda é razoável e poucas vezes essa pessoa pediu para ser ajudada é dificílimo receber um não como resposta. Quem pede ajuda todos os dias, afasta as pessoas, quem pede ajuda de vez em quando sempre será ajudado porque são raras as pessoas que não gostam de ajudar.
            Saiba a quem pedir ajuda. Tem pessoas que a boa vontade é enorme e o conhecimento do assunto somado ao seu é igual a zero, esta pessoa com toda a boa vontade vai acentuar seu problema. Outras pessoas são presunçosas na hora de prestar ajuda e, ao invés de arrancarem um sincero sorriso de seu rosto, acabarão por arrancar um muxoxo seu. Peça ajuda a quem sabe e é conhecido por sua boa vontade inerente e retribua esta ajuda quando essa pessoa necessitar.
            Tem pessoas que se fazem de coitadas para serem ajudadas. Esta atitude pouco nobre angaria ajuda, mas a impressão que deixa em quem ajudou pode não ser das melhores. Ninguém ajuda os coitados, a eles são reservadas as esmolas. A diferença entre quem ajuda e quem é ajudado deve ser apenas que um tem o conhecimento que o outro não tem. Ao solicitar ajuda peça com educação e evite deificar quem o ajuda. Em geral gostamos de ajudar nossos iguais, se você elevar alguém a uma categoria que a pessoa não é isso se chama bajulação e ela quase nunca funciona. A pessoa achará que está ajudando um qualquer e vai fazer mal feito.
            Se alguém não quiser ajudar, vai encontrar outro que queira. Nunca perca tempo reclamando, as pessoas têm o direito de não ajudar as outras e quem perde tempo reclamando disso dificulta a entrada de outra possibilidade de ajuda.
            Se pedirem ajuda a você, ajude, a exceção que essa ajuda seja abusiva. Se você é solicitado a ajudar é porque possui a consideração do outro. Em geral não é fácil pedir ajuda, pois é intrínseco ao ser humano o prazer da autosuficiência. Recusar ajuda causa dor psicológica no outro que se sente desconsiderado por alguém que considera importante. Caso a ajuda seja impossível de ser prestada explique o porquê e mostre que ajudaria caso pudesse.
            Quem ajuda é co-participante do trabalho do Universo, reconhecido socialmente e por Deus. Ficar no coração de alguém por uma ajuda carinhosamente prestada é um presente divino, é melhor obter simpatias nesse mundo do que ser antipatizado na impressão dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário