domingo, 18 de dezembro de 2011


O Maior Desejo Humano

            As vezes que perguntei para as pessoas qual era o maior desejo humano nunca ouvi a resposta que esperava. Eu também nunca havia percebido qual era. O “insight” veio na leitura de Dale Carnegie (Como Fazer Amigos & Influenciar Pessoas, Dale Carnegie, Companhia Editora Nacional). O maior desejo humano é ser importante.
            A sensibilidade de Dale Carnegie me impressionou, o que mais me impressionou é ter vivido tantos anos sem perceber uma coisa tão obvia. Fiquei perplexo uns dias, mas não estou aqui para tratar de minha perplexidade. Está informação pode não ser tão clara a todos quanto foi para mim e desejo discutir a veracidade dessa informação.
            O mesmo Dale Carnegie afirma na mesma obra que o ser humano pensa mais de 90% de seu tempo em si mesmo. Também concordo que isso é uma verdade. Se todos pensam mais de 90% do tempo em si mesmos e quando pensam nos outros se inserem nesse pensamento, quase ninguém pensa verdadeiramente no outro. Ser percebido pelos outros numa realidade assim é um feito. Ser importante e considerado por outro um feito maior ainda.
            O meu ser importante é diferente do ser importante para os outros, ele é completamente individual. Algumas pessoas querem ser importantes no seu trabalho, outras para seu parceiro ou parceira, uma mãe para seus filhos e alguns filhos para seus pais, têm pessoas que querem ser importantes em sua comunidade, outras serem importantes pela sua beleza ou sua inteligência.
            O maior presente que você pode dar ao próximo é fazê-lo sentir-se importante. Cada pessoa que você doa esse presente fez dele um fiel amigo seu. A mente humana é especialista em perceber bajulação e os bajuladores costumam serem desprezados. Você faz alguém se sentir importante ressaltando as qualidades que essa pessoa realmente possui e dando atenção. Todo mundo, homens e mulheres, materialistas e espiritualizados, amam que alguém seja atencioso. Quando você ouve outra pessoa, mostra interesse pelo que ela fala e faz isso com sinceridade, a pessoa se interessará em conhecer você, em retribuir o presente doado por você e a amizade se consolida. Quanto mais amigos possuir mais oportunidades podem chegar até você, mais convites receberá, mais pessoas terá para partilhar suas alegrias.
            Ninguém dá o que não tem. Você só conseguirá fazer alguém se sentir importante se você mesmo se sentir importante. Quando olhamos para dentro de nós mesmos e vemos o Universo de qualidades que temos, o continente de coisas que já fizemos e construímos, fica fácil valorizar os outros. Quem se sente um fracassado vai passar fracasso a quem o rodeia e vai atrair pessoas na mesma sintonia. Sinta-se um vitorioso e atrairá vitoriosos. E se você é importante passa essa energia aos outros, o que você referenda da importância dos outros então terá maior valor.
            Permita-se ser importante, doe-se a esse desejo e cerque-se de pessoas importantes. Uma sociedade onde todos assumem a sua importância sem desconsiderar a importância dos outros é uma sociedade feliz, prospera e divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário